Nie9 Adventure
VOCÊ ESTÁ EM > INICIAL > BLOG > Barragem das Laranjeiras é cartão postal de aventureiros

Barragem das Laranjeiras é cartão postal de aventureiros

16 de fevereiro de 2018

A Barragem das Laranjeiras é um ponto de encontro de vários caminhos do interior de Canela e Três Coroas, por ela passam aventureiros de jipes, motos, bikes e até corredores. Rio Paranhana é de origem do Guarani e significa "rio que corre ligeiro", mas na represa junto à Barragem das Laranjeiras essas águas ficam mais calmas, como se perdendo a pressa da vida moderna e apreciando a exuberância da natureza que cerca o lugar.

De onde vem tanta água?

A barragem foi construída na década de 1960, após a transposição das águas do Rio Santa Cruz em São Francisco de Paula, realizada na década de 1950. A instalação de tubulações na Barragem do Salto percorre dois quilômetros e dobra o volume do Rio Paranhana.

É gerada energia?

O projeto da Barragem das Laranjeiras deu errado e nunca foi gerada energia alguma no local, mas próximo fica a Hidroelétrica de Canastra, em atividade.

A água represada ocupa dois quilômetros de extensão por 280 metros de largura. A estrutura possui 12 metros de altura e a profundidade varia de 3 a 10 metros. Desde 2015 a barragem deixou de ser responsabilidade da Prefeitura de Canela e a posse retornou ao Estado, que recentemente manifestou que existem empresas interessadas em utilizar a estrutura para gerar energia. Mas nos últimos anos a falta de manutenção na Barragem das Laranjeiras gerou somente preocupação para a população local.

O rio abastece diversas cidades dos vales do Paranhana e Sinos, também proporciona a realização de esportes e gera turismo.

Além de ser o local de partida aos praticantes de rafting na cidade de Três Coroas, o lugar é sempre admirado por quem passa por lá, por alguns instantes a correria da cidade fica longe e a água do rio ligeiro segue sem pressa, garantindo abastecimento de toda uma região.

FACEBOOK

MAIS NOTÍCIAS

Três Coroas abre Circuito Gaúcho de BMX 2018

Na cidade de Três Coroas, onde andar de bicicleta faz parte do cotidiano de grande parte da população, o universo do ciclismo vai ...

Três Coroas recebe Copa Brasil de Canoagem Slalom

Além da competição principal, no Parque das Laranjeiras, com provas da II Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom, na ...

Trilha Cidade Verde vai entregar mais de 40 mil reais em ...

O grupo Gambá Lama convida para uma das maiores trilhas do Rio Grande do Sul, dia 19 de março Três Coroas deve receber mais de ...

Não sabe o que fazer no feriado de carnaval? Vai acampar!

Muitas vantagens esperam os campistas que pretendem usar os dias de folga para aumentar o contato com a natureza. Além de ser uma ...

ASSINE NOSSA NEWSLETTER e fique por dentro dos nossos eventos